segunda-feira, 16 de maio de 2016

comer bem sem gastar muito!


Saber escolher e aprender fazer

Comer bem não quer dizer gastar muito, e sim saber administrar o que você faz e o que você adquire! Em tempos de bonança realmente de vez em quando é bom dar uma saída pra "espairecer", encontrar os amigos e ficar longe da pia e do fogão. Mas em tempo de crise manter esse ritmo frequente pode levar seu orçamento pro vermelho em pouco tempo! Mas ficar sem sair, ou sair menos não quer dizer que precisa se privar de uma boa alimentação ou de um encontro com os amigos! Sair pra comer com a família ou amigos não sai barato, e se você colocar na ponta do lápis o que comeu e quanto realmente custa o que consumiu vai ver que pagou muito mais pelo ambiente e serviço.

Então o que fazer? Nesses momentos é uma boa oportunidade para por em prática o seu lado Gourmet! Ah não sabe fazer nada? comece com ovo frito e pão! Regado a refrigerante ou cerveja (comprados no supermercados! nada de pão na padaria ou cerveja gelada no boteco, assim você economiza quase 50% do que gastaria), Se queimar os ovos então é melhor ir pra uma escola de culinária ou pedir para um amigo lhe dar umas aulas, mas senão da próxima vez você pode ousar mais e partir para um Cachorrão prensado! (pão, salsicha, bacon, calabresa, tomate queijo, batata palha e molho). Depois aprenda a fazer uma macarronada, lazanha, e quando for ver você já estará criando suas próprias massas de pizzas e apreciando com amigos a um bom vinho em casa! Vai descobrir que é uma terapia! Falar em terapia, lembrei:Distribua as tarefas uns no fogão outros na pia! Chame a família ou amigos para fazer um "RACHID" em casa, distribua as tarefas, transforme o que seria trabalho em uma atividade de lazer em grupo, aonde enquanto conversam vão tendo o prazer de criar o que irão consumir. Dará muito mais gosto na hora de consumir sabendo que é fruto de seu trabalho e que foi feito com carinho. De vez em quando se der, reserve uma grana pra sair uma vez ou outra, e nestas vezes procure comer algo diferente e difícil de preparar em casa, não vá se entupir de batata frita, bife, macarrão, linguiça, hamburger, estas coisas você faz em casa! Procure comer itens que não encontra normalmente na sua geladeira: Palmito, uma salada diferente, salmão, camarão, rondele, panquecas, waffles (se você não tem a máquina), um doce diferente ou difícil de fazer, como o rocambole, etc...

E não podemos esquecer do dia-a-dia, evite desperdício! Se você não gosta de comer comida feita de um dia para outro, controle o quanto você cozinha! Diminua a porção feita de alimentos cozidos e complete a refeição com outros alimentos preparados na hora, como saladas, frutas e pães. Se seu tempo é curto, aprenda a preparar congelados (feijão, sopas/caldos, poupas de sucos, etc.), são práticos e se bem acondicionados mantém a qualidade do alimento por alguns dias no freezer e te salvam a pele quando está com pressa.

Ainda está estressado? Se mora em casa tire os chinelos e vai descarregar as más energias na terra! Uma horta é tudo de bom! Aprenda a cultivar! É uma arte e faz bem pro cérebro e pro estômago! Cultive alimentos sadios sem agrotóxicos, comece com plantas fáceis de cultivar: Almeirão, cebolinha, salsinha, rúcula, tomate, pimenta, cenoura, beterraba, couve... depois passe a cultivar os que precisam de transplante como a Alface. Você vai ver como é e gratificante colher algo que plantou e saborear sabendo que é realmente saudável! Eu por exemplo odiava salsinha! Mas como minha esposa gostava, plantei um canteiro, quando comecei a colher, sem perceber comecei a consumir, e o que eu não conseguia comer nem batida no liquidificador agora eu como ali no canteiro mesmo, verde! O Sabor é outro? Não sei, mas o encanto é!

Então não tem segredo, é só voltar as nossas raízes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário